Quer alcançar um público internacional? O SEO multilíngue é essencial
Se a sua intenção é que as pessoas que falam outros idiomas encontrem o seu site, é necessário utilizar o SEO multilíngue.
O que é que isto significa?
É simples: significa ter a certeza de que o seu conteúdo, escrito em línguas estrangeiras, inclui as palavras reais que as pessoas procuram.
Eis um exemplo. Suponha que quer expandir o seu negócio de mantas para sela e começar a vender a proprietários de cavalos no Brasil. Cria um site em português do Brasil e traduz o título do seu produto como “mantas para sela”.
Embora esta seja uma maneira perfeitamente correta de dizer “manta para sela” em português do Brasil, está longe de ser a forma mais popular de o dizer. Se quiser que os seus potenciais clientes encontrem a sua página, o título do seu produto deverá ser “baixeiro”, que é como a maioria dos brasileiros chama às suas mantas para sela. (Também deverá incluir “manta para sela” na descrição do produto - mas este é um assunto para desenvolver mais adiante.)
Claro que não precisa de ser um negócio de e-commerce para beneficiar do SEO multilíngue. Qualquer site que pretenda alcançar um público internacional tem todo o interesse em utilizar as palavras-chave que o público realmente procura.
Por exemplo, se sua ONG a favor de produtos orgânicos deseja chegar aos agricultores orgânicos na Suíça, certifique-se de que utiliza a palavras-chave “agriculture bio” (agricultura biológica), e não a enganosa "fermiers organiques” (agricultores orgânicos).
Benefícios e riscos do SEO multilíngue
Quando utiliza o SEO multilíngue no seu site, está a aumentar o seu público, uma vez que existe maior probabilidade de as pessoas o encontrarem. Para além de gerar mais negócio, um maior público também significa maior tráfego no seu site, o que leva a uma melhor classificação nos resultados dos motores de pesquisa. Isto, por sua vez, resulta mais uma vez, em mais pessoas a acederem à sua página. Estes dois benefícios funcionam em conjunto, num ciclo virtuoso.
Como incluir o SEO multilíngue no seu site
Simplificando, estes são os três passos principais para incluir o SEO multilíngue no seu site:
- Pesquisa de palavras-chave: existem várias ferramentas para o ajudar a descobrir quais as palavras-chave que o seu público internacional está a escrever nas caixas de pesquisa quando procuram pelo seu produto. (Isto inclui formas menos usadas de se referir ao mesmo, o qual deve incluir algures na sua descrição uma vez que pode direcionar as pessoas à sua página. Como “manta para sela” no exemplo anterior). Estas ferramentas podem ser simples ou bastante complexas e irão proporcionar-lhe uma visão detalhada das palavras-chave mais importantes a utilizar.
- Criação de conteúdo: quando souber quais são as palavras-chave, deve criar (ou traduzir) o seu conteúdo escrito para o idioma estrangeiro de forma a integrar essas palavras-chave de forma natural e estratégica.
- Definições do site: aqui, deverá decidir os aspectos técnicos, mas cruciais, que ajudam os motores de pesquisa a encontrar as suas páginas noutros idiomas, através de domínios separados, páginas separadas, subdomínios ou subpastas, tags hreflang, etc.
Uma equipa especializada de tradutores e especialistas em SEO irá ajudá-lo neste processo, orientando-o em todos os passos da integração do SEO multilíngue no seu site.
E-commerce e SEO multilíngue
Talvez ache que há muito pouco texto no seu site de e-commerce e que o SEO multilíngue é irrelevante. Mas, pense bem:
- Talvez as descrições dos seus produtos sejam, de momento, curtas. E se assim for, deve torná-las mais longas. As descrições de produtos com mais de 1000 palavras são as que têm melhor classificação nos resultados dos motores de pesquisa.
- Sabe as descrições que aparecem no Google em cada resultado? Essas descrições chamam-se meta descrições. Criar meta descrições relevantes e apelativas é uma ótima forma de fazer com que mais pessoas cliquem nas suas páginas. (Chama-se a isto aumentar a sua “taxa de cliques” ou CTR). Porquê? Se quiser comprar um ancinho de jardim online, em que página estaria mais interessado em clicar? A que tem a descrição “Todos os tipos de ferramentas para o seu jardim” ou “Ancinhos de jardim de metal pequenos, médios e grandes. Cabo de madeira. Envio grátis."?
- Tire partido dos seus URLs para o SEO. Opte por URLs curtos, uma vez que estes têm melhor classificação. E inclua também palavras-chave relevantes.
Outro aspecto importante do SEO para e-commerce é a arquitetura do site. Ou seja, a forma em que as páginas são organizadas: uma que redireciona a outras e essas outras que redirecionam a outras, e assim por diante. Mantenha a arquitetura simples e as páginas serão facilmente encontradas pelos motores de pesquisa e pelos clientes. As páginas de produtos devem estar a três ou menos cliques da página inicial.
Esta é uma breve introdução, embora já consiga perceber que, definitivamente, vale a pena considerar a utilização do SEO multilíngue no seu site. Se quiser aprofundar o assunto, visite esta página pois é uma ótima forma de começar.