Em casa ou no estrangeiro, o Ecommerce é a escolha certa
Não precisa querer entrar nos mercados estrangeiros para tornar o seu negócio num negócio online. Nem precisa querer aumentar a sua carteira de clientes. Mesmo que apenas procure aumentar as compras dos seus clientes atuais, o ecommerce continua a ser uma boa opção.
Eis algumas razões que levariam aqueles clientes que já frequentam a sua loja física a comprar na sua loja online, se o pudessem fazer:
-
Segurança: Com a COVID ainda bastante ativa, os seus clientes podem sentir-se muito mais seguros em escolher os produtos que desejam online e em fazê-los chegar à sua porta do que em ter de entrar numa loja de tijolos e argamassa. Isto verifica-se principalmente se a sua carteira de clientes estiver acima de uma determinada faixa etária.
-
Possibilidade: Em locais em confinamento parcial ou total, uma loja online poderá ser a sua única possibilidade de servir os seus clientes.
-
Conforto: Mesmo nos locais onde as pessoas se podem deslocar livremente, o seu cliente poderá sentir-se demasiado cansado para deixar o seu local de trabalho ou a sua casa, ou poderá não estar disposto a enfrentar o stress provocado pelo trânsito e pela dificuldade em estacionar típicos das grandes cidades. Permitir o acesso remoto à sua loja é um grande incentivo para que comprem de si.
-
Prático: Se o seu cliente viver noutra cidade, é muito mais provável que efetue uma compra se tudo o que tiver de fazer para ver os seus produtos se resumir a passar com o dedo pelo ecrã do seu smartphone. O mesmo se verifica se este cliente tiver de convencer alguém, como o seu chefe, por exemplo, antes de efetuar a compra.
Claro que, se realmente deseja começar a expandir a venda dos seus produtos para novos mercados, o ecommerce ajudá-lo-á imenso.
Para começar, fará com que os seus potenciais novos clientes o encontrem muito mais facilmente. Só terá de se preocupar com a sua estratégia de conteúdo. Certifique-se de que a otimização para motores de busca (SEO) do seu website é feita corretamente e terá as páginas de resultados dos motores de busca (Search Engine Results Pages, SERPs) do seu lado. Qualquer ajuda é bem-vinda!
O ecommerce ajudá-lo-á, então, a converter os potenciais novos clientes em clientes. Basta lembrar que é mais provável comprar de um negócio quando pode efetuar a compra diretamente do website do mesmo, em vez de ter de percorrer por catálogos online, de seguida fazer uma encomenda por telefone ou e-mail, receber a fatura, pagá-la, esperar pela confirmação de pagamento, etc.
Trata-se simplesmente, mais uma vez, de acertar na sua estratégia de conteúdo. Certifique-se de que o seu website é de fácil compreensão e navegação, e os seus clientes terão todo o prazer em finalizar as suas compras.
Se o ecommerce é uma grande ajuda no que toca à expansão para novos mercados dentro do seu país de origem, torna-se essencial para a expansão em mercados estrangeiros. Permite-lhe ser encontrado por pessoas que de outra forma não saberiam da existência do seu negócio. E também lhe dá a oportunidade de se dirigir às mesmas de forma eficiente, falando-lhes na sua própria língua.
De acordo com este artigo da Hubspot (com base na investigação conduzida pela CSA em 29 países), 65% dos clientes de ecommerce preferem conteúdos que se encontrem na sua língua nativa. E 40% dos consumidores simplesmente não compram de websites que se encontrem numa língua que não seja a deles.
Torna-se, então, bastante óbvio que um website multilingue é uma boa forma para fazer o seu negócio crescer em mercados que falam uma língua diferente da sua. E nem têm de ser mercados estrangeiros — pode ter como alvo comunidades que falam línguas de minoria no seu próprio país.
Se traduzir o seu website, aparecerá nos resultados de busca dos seus potencias novos clientes e irá captar o seu interesse e confiança através de descrições de produtos e de um processo de compra que entendem de imediato porque se encontra na sua própria língua.
Se decidiu expandir o seu ecommerce para um novo mercado, e esse mercado falar outra língua, faça um favor a si mesmo e traduza o seu website! Com um website multilingue, é certo destacar-se da concorrência e conquistar um novo lugar para o seu negócio no mundo digital.