O número de tarefas necessárias para impulsionar um negócio de e-commerce pode ser assustador. Terá de analisar dados de vendas, estudar as necessidades dos clientes e dos potenciais clientes, talvez até desenvolver e testar novos produtos. Provavelmente, terá de desenvolver novos materiais de marketing e, certamente, terá de criar novas páginas Web. Todas essas tarefas podem ocupar muito tempo e muitos recursos.
No entanto, impulsionar um negócio de e-commerce não tem de ser necessariamente uma experiência extenuante. Com as estratégias e as ferramentas certas, todos os processos podem ser simplificados e facilitados.
Eis três dicas para o ajudar a planear e a impulsionar o seu negócio de e-commerce.
Faça um estudo sobre as necessidades dos clientes
Os seus clientes estão satisfeitos relativamente ao que lhe compraram? Existem produtos relacionados que desejassem, mas que não estavam disponíveis? Seria possível definir novos e diferentes públicos-alvo? Que produtos deveria disponibilizar mais e quais deveria abandonar?
Existem muitas ferramentas que pode utilizar para perceber melhor quais os novos produtos a adicionar à sua loja, quais os mercados a alcançar e como melhorar o processo de compra. Por exemplo, pode:
- Criar sondagens no seu site;
- Perguntar aos clientes por e-mail ou mensagem (certifique-se de que ficam felizes ao serem contactados);
- Analisar as origens de tráfego do site.
É importante fundamentar a sua decisão de impulsionar o seu negócio em dados concretos, por isso utilize todas as ferramentas à sua disposição para reunir esses dados e analise-os corretamente.
Melhorar o seu SEO
Uma estratégia simples para impulsionar o seu e-commerce é atrair potenciais clientes que, à partida, nunca encontrariam o seu site. Conseguirá fazê-lo ao aperfeiçoar a otimização do site para os motores de busca, garantindo que este surge nos resultados de pesquisa desses potenciais clientes.
Existem vários elementos e aspetos que deve ter em conta ao fazê-lo:
• A velocidade de carregamento das páginas;
• Metadescrições;
• Domínios;
• Sitemaps;
• Redes sociais;
• e muito mais.
Felizmente, existem especialistas em SEO que o podem guiar durante este processo e ajudá-lo a otimizar o seu SEO.
Promova os seus produtos de forma mais eficiente
Impulsionar um negócio de e-commerce não é só criar novos produtos ou conquistar novos mercados. Pode simplesmente passar por, primeiramente, melhorar a sua estratégia de marketing. Um copywriting aborrecido, descrições de produtos confusas e até algo simples como um erro ortográfico podem fazer com que perca potenciais clientes.
E se vende para clientes estrangeiros, é fundamental apresentar boas traduções. Não apenas traduções: o copywriting, por exemplo, pode ter de ser reformulado de forma a ser adequado a uma cultura estrangeira, um processo chamado de transcriação.
Por isso, certifique-se de que encontra uma empresa de tradução capaz de lhe fornecer serviços de tradução de qualidade. No que diz respeito a impulsionar o seu e-commerce com sucesso e a alcançar os resultados de vendas que espera, ter uma equipa de profissionais nativos que traduzem o seu conteúdo para o mercado estrangeiro irá fazer uma enorme diferença.