Mesmo que o seu negócio de e-commerce esteja a correr bem, não significa que não haja lugar para melhorias. Aqui estão cinco ideias de como pode tornar o seu bom negócio num ainda melhor.
1. Invista em conteúdos de qualidade para o seu website
O seu website é a fachada da sua loja, a sua montra e o seu cartão de visita. É do seu interesse que esteja sempre com o melhor aspeto.
Conteúdo de qualidade pode fazer toda a diferença entre a conclusão de uma compra e o abandono da página. E, provavelmente, já sabe disto devido à sua própria experiência como comprador online. Acede à página, o produto parece ser aquilo que quer, mas não o compra — porque só há uma fotografia do produto, ou não dá para fazer zoom nas fotografias, ou a descrição do produto tem erros.
Por estas razões, certifique-se de que o conteúdo do seu website é suficientemente apelativo e detalhado. Tenha em atenção:
- O design do website — deve ser simples, claro e ter cores que representem o seu produto.
- As imagens — as fotografias do produto devem ser de alta qualidade e variadas, de modo a mostrar o produto de todos os ângulos e realçar os detalhes, dando também uma visão geral do mesmo. As outras imagens também devem ter uma qualidade elevada e ser pertinentes para o seu serviço ou produto. O mesmo se aplica aos vídeos.
- O texto — todo o texto deve estar correto e as descrições dos produtos devem ser detalhadas e honestas. Se quer vender num idioma estrangeiro, certifique-se de que utiliza uma boa agência de tradução para que os seus textos fiquem devidamente traduzidos.
2. Crie uma boa página "Sobre nós"
A sua página "Sobre nós" é a primeira página que um potencial cliente consulta se tiver curiosidade em saber mais sobre a sua marca. É a sua oportunidade para satisfazer a curiosidade, ganhar o interesse e estabelecer a base de uma relação com o potencial cliente.
Infelizmente, demasiados negócios online não têm uma página "Sobre nós", ou então preenchem-na com informações genéricas sobre a sua empresa. Mas se estiver à procura de vestuário desportivo, será que tem mesmo interesse em saber quantos metros quadrados tem o armazém da empresa? Para além disso, as pessoas identificam-se com outras pessoas e não com instituições. Por isso, em vez de ser genérico e técnico, partilhe as origens da sua empresa, a sua história, os seus valores. A sua página "Sobre nós" deve responder a estas perguntas:
- Quem fundou a empresa e porquê?
- Como é que a empresa evoluiu?
- Quem é o proprietário atual e qual é a sua visão geral do mundo empresarial?
Estas informações vão ajudar o seu potencial cliente a conhecê-lo melhor e a confiar mais em si.
3. Mantenha a alta qualidade em todas as páginas
Muitos negócios investem numa ótima página inicial, mas não se preocupam em manter as outras páginas no mesmo nível de qualidade. No entanto, as páginas iniciais muitas vezes não são as mais vistas em websites de e-commerce, pois muitos dos potenciais clientes entram nestes websites através de páginas de categorias de produtos.
É por isto que se deve certificar de que as páginas de categorias de produtos também têm uma qualidade elevada. Invista, não só em bom design e fotografias, mas também em texto conciso e fidedigno. Texto que realmente ajude o seu potencial cliente a perceber aquele tipo de produto e como escolher o que mais se adapta às suas necessidades vai fazer com que as suas páginas de destino se destaquem em relação às da concorrência.
4. Faça marketing em diferentes canais
Nem toda a gente utiliza todos os meios de comunicação, por isso se fizer publicidade apenas numa plataforma, de certeza que está a perder potenciais vendas. Faça uma pesquisa sobre o seu público-alvo para descobrir a melhor forma de o alcançar e depois invista em marketing para todos esses meios.
Talvez os anúncios do Facebook sejam a melhor forma de chegar aos seus potenciais clientes de meia-idade, mas os anúncios do Google funcionam melhor para pessoas de uma faixa etária superior. Já verificou se os catálogos impressos ainda se usam no país de destino?
5. Internacionalize a sua loja online
Se o seu projeto de ecommerce está a correr bem e quer que cresça ainda mais, provavelmente devia considerar expandir para o estrangeiro.
O primeiro passo é verificar quais dos países vizinhos têm acordos comerciais com o seu, para que a exportação seja mais fácil e barata. O próximo passo é perceber, dentro desses países, onde existe necessidade do seu produto, ou de outro produto que não está a comercializar neste momento, mas que podia começar a produzir.
E, quando criar uma versão do seu website num idioma estrangeiro, certifique-se de que utiliza serviços de tradução de confiança que façam justiça às suas páginas web originais e aos seus produtos.
Existem muitas outras estratégias para melhorar o seu e-commerce, mas estas cinco são um bom ponto de partida.