Se acha que não sabe o que é a localização de websites, pense de novo. Temos a certeza que consegue diferenciar um website localizado de um que não foi sujeito a esse processo: ainda que saibamos que o faz de forma inconsciente.
Ainda tem dúvidas? Propomos-lhe um desafio.
Afinal, o que é a localização de websites?
Imagine que quer comprar um equipamento desportivo. A sua pesquisa leva-o ao website de duas marcas internacionais, cujos produtos vão ao encontro dos seus interesses.
1) O primeiro website está no seu idioma. O banner da página inicial oferece-lhe um desconto no contexto de um evento desportivo nacional que vai acontecer na próxima semana. Os produtos destacados estão de acordo com os eventos desportivos a decorrer na estação do ano em que está a fazer a pesquisa. Quando clica no produto, o preço aparece-lhe na sua moeda. No momento da compra, tem a opção de fazer o pagamento através de vários métodos com o quais já está familiarizado.
2) O segundo website está, igualmente, no seu idioma. O banner da página inicial não faz qualquer referência a futuros eventos desportivos nacionais. Os produtos destacados fazem alusão a eventos desportivos que estão a decorrer numa estação do ano noutro hemisfério. Quando clica no produto, o preço aparece-lhe numa moeda diferente da sua. No momento da compra, só lhe aparece um método de pagamento regularmente utilizado pelas lojas online do seu país.
Ambos os websites foram traduzidos para o seu idioma. Então, diga-nos, qual deles é que foi sujeito a uma localização de acordo com o país em que se encontra?
Está a ver como sabia?
Conselhos para uma localização de websites bem-sucedida
Está a expandir o negócio de e-commerce e quer que o seu website seja o mais apelativo e intuitivo possível para potenciais clientes internacionais?
Aqui estão alguns conselhos básicos para ajudá-lo a começar:
1. Prepare-se para a localização desde o início
Comece com o pé direito: no futuro, será muito mais fácil adaptar o seu website a um público-alvo internacional. Por exemplo, certifique-se que o design visual da sua página permite palavras de todos os tamanhos (o tamanho das palavras varia de idioma para idioma). O formato de hora, data, moeda, entre outros, são também elementos que variam de idioma para idioma. Certifique-se que estes e outros elementos variáveis são flexíveis. No futuro, será mais fácil adaptá-los a outro idioma.
2. Trabalhe com uma empresa de tradução da sua confiança
Sabia que o risco de acabar com frases e terminologia inconsistentes no seu website é amplamente maior se contratar um freelancer de cada vez que precisa de atualizar o seu website ou de adicionar novas páginas e produtos? Isto pode confundir um potencial cliente e causar danos à sua imagem.
Além disso, para fazer a localização de um website, são necessárias várias pessoas. Vai precisar de uma equipa de profissionais com acesso a softwares de tradução especializado. Como, por exemplo, designers de websites, engenheiros de localização e tradutores e revisores. Os problemas de comunicação, erros de interpretação e atrasos são muito mais comuns quando uma equipa não está habituada a trabalhar em conjunto.
Em contrapartida, trabalhar sempre com a mesma empresa de serviços de tradução localização, proporciona-lhe não só um website consistente, como ajuda a minimizar os custos.
Certifique-se de que encontra uma empresa de tradução que, tal como a Upwords,-tenha um registo comprovado de localização de websites de máxima-qualidade.
3. Localize o mais que puder
As cores, a etnia e o vestuário de modelos nas fotografias, a direção dos slides de apresentação, referências a lugares especificos, estações do ano e feriados nacionais são elementos que, entre outros, podem ter de ser sujeitos a uma adaptação para ir ao encontro dos interesses do público-alvo. Certifique-se de que localiza tantos elementos quanto possível para que o cliente se sinta num ambiente confortável e familiar.
4. Teste o seu website localizado antes de o lançar no mercado
Submeta as páginas a um público-teste do país de destino e aprenda com as reações do mesmo. Quando se tratar de páginas fundamentais, pode até criar duas versões diferentes para cada e comparar reações por parte do público-teste.
Desta forma consegue assegurar-se que, quando o seu website for lançado no mercado, estará a comunicar com os seus clientes como se fosse um habitante local.